Saúde
Dúvidas frequentes sobre febre amarela
  • Dúvidas frequentes sobre febre amarela

Qual é a diferença entre a febre amarela silvestre (FAS) e febre amarela urbana (FAU)?

A diferença entre elas é o vetor: na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue. Na mata, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus. Apesar disso, o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença resultante da infecção. Desde 1942, o Brasil não registra casos de febre amarela urbana.



O que é a febre amarela silvestre (FAS)?

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. A doença é comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.



Como a doença é transmitida?

A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.



Como a doença pode ser evitada?

A única forma de evitar FAS é através da vacinação. A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de cuidados de saúde de forma gratuita e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco. A vacina pode ser administrada após seis meses de idade e é válida por dez anos.



Que lugares constituem áreas de risco?

Locais que têm matas e rios onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente são identificadas como áreas de risco. No Brasil, no entanto, a vacinação é recomendada para as pessoas a partir de 9 meses de idade (ver “Orientações para vacinação”) que residem ou se deslocam para os municípios que compõem a Área Com Recomendação de Vacina, conforme o mapa abaixo.







Que época do ano a doença é mais comumente registrada?

Estudos têm demonstrado que a doença ocorre com maior freqüência nos meses de dezembro a maio. Esta é a estação das chuvas, quando há um aumento das populações de mosquitos, favorecendo a circulação do vírus.



Qualquer pessoa está em risco de contrair febre amarela silvestre?

Sim. Qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, que vive nas áreas endêmicas ou que visitam áreas endêmicas sem ter sido vacinada, pode ter a doença.



Quanto tempo leva para que a doença se tornar aparente?

De três a seis dias após ter sido infectada, a pessoa apresenta os sintomas iniciais.



Quais os sintomas da doença?

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.



O que você deve fazer se apresentar os sintomas?

Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.



Como a febre amarela silvestre é tratada?

Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.

Importante: Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.



A febre amarela silvestre é contagiosa?

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa, entre de animais a pessoas. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

Onde posso obter mais informações sobre a febre amarela?

Mais informações sobre a doença podem ser obtidas nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país, e no Ministério da Saúde.



Qual é o papel do Ministério da Saúde e da Secretaria de Vigilância em Saúde no controle da febre amarela?

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, elabora normas e coordena as ações de vigilância e controle da doença. Também auxilia os estados e municípios na implementação e manutenção dessas ações, supervisiona as atividades e fornece a vacina contra a febre amarela.

fonte:http://portalsaude.saude.gov.br/

03/02/2017/ 11:31:49
Outras Notícias
  • Dia D de Vacinação contra o Sarampo
Dia D de Vacinação contra o Sarampo
17/10/2019/ 12:44:21

Neste sábado, você tem compromisso marcado com a saúde do seu filho.Dia D de Vacinação contra o Sarampo, Sábado dia 19 de Outubro 2019.São convocadas todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade que ainda não tenham tomado as duas doses da vacina contra SarampoNão se esqueça da caderneta de vacinação da...

  • Outubro Rosa terá campanha para intensificar a saúde da mulher
Outubro Rosa terá campanha para intensificar a saúde da mulher
02/10/2019/ 12:20:53

Dentro das comemorações e atividades do “Outubro Rosa” a Administração, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação e Gerencia da Atenção Primária da pasta organizou um amplo programa de prevenção do câncer, palestras e orientações durante o mês de Outubro. Na oportunidade, será re...

  • Saúde mantém os cuidados com o sarampo
Saúde mantém os cuidados com o sarampo
16/09/2019/ 12:49:39

Enquanto Minas Gerais entrou para a lista do Ministério da Saúde de Estados com surto por causa de sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio tranqüiliza a população salientando que, na cidade, a situação é de tranqüilidade embora sendo monitorada em todos os níveis além de das as Unidades Básicas de Saú...

  • 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
10/09/2019/ 13:21:58

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP), tem o objetivo de trazer uma discussão maior sobre o tema e, principalmente, promover a capacitação, conscientização e sensibilização de profissionais que atuam nos serviços de saúde...

  • Governo Municipal intensifica vacinação contra o Sarampo
Governo Municipal intensifica vacinação contra o Sarampo
29/08/2019/ 12:13:49

Atendendo a uma recomendação técnica do Ministério da Saúde, devido a diversos casos registrados por todo o país, a Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensificou a campanha de vacinação contra o Sarampo. Todas as crianças de 6 a 11 meses de idade terão q receber a vacina, que já...

  • Cuidados para prevenção da Febre Amarela
Cuidados para prevenção da Febre Amarela
03/02/2017/ 11:25:49

A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, cujo agente etiológico é transmitido por vetores artrópodes. O vírus da febre amarela é um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão dire...